sábado, 22 de dezembro de 2012

A Hipótese Gaia cada vez mais atual.



Esse fato aconteceu na segunda (17/12), mas só tive tempo de escrever agora, que coincidentemente representa 24 anos da morte do grande ativista Chico Mendes.

Estava me encaminhando para o estágio, como de costume, quando o motorista do ônibus avisa que teremos que fazer o trecho final do percurso à pé, pois uma árvore está bloqueando o caminho.

Cheguei ao meu local de estágio, enfrentando uma forte ventania, carregando todo tipo de poeira, e outras árvores, que nas horas seguintes caíram em diferentes locais da cidade.

Cito a Hipótese de Gaia, pois mais do que o genérico conceito de sustentabilidade, temos que perceber que o nosso nível de consumo é insuportável,e a natureza não nos deixará impunes enquanto não alterarmos substancialmente nosso modo de produção e consumo, eventos como esse serão cada vez mais comuns, e o  filme Avatar, que aliás assisti na noite anterior ao ocorrido, não estará tão longe da realidade.

Por fim, a menção a Chico Mendes é sempre importante, dia após dia, ano após ano, por ter sido a pessoa que melhor entendeu a relação homem/natureza, lutando pela causa não só dos trabalhadores, como de se respeitar a natureza, não com esse ou aquele "produto verde", mas conscientizando que se dali os seringueiros extraíam o seu sustento, eles não poderiam fazê-lo a qualquer custo, indo de encontro à Hipótese Gaia, que essencialmente considera a Terra como um organismo vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário