sábado, 15 de dezembro de 2012

Fair Play, desde que...

No final de Novembro, um caso foi motivo de muito burburinho no mundo da bola: o jogador do Shakhtar Donetsk, Luiz Adriano, resolveu seguir adiante com a bola, quando o esperado era que ele devolvesse a bola ao adversário, mesmo que isso não seja uma regra, apenas algo que se definiu como "Fair Play".

Tentarei não me alongar no caso acima, mas para começo de conversa o jogador simulou a falta,lógico a falta de ética foi da parte do outro jogador, não do brasileiro. além disso, alguém aqui já se imaginou num Fla x Flu, ou Corinthians x Palmeiras alguém reclamar porque o mesmo lance aconteceu?

É claro que não, o espanto da maioria da imprensa, que nunca chutou uma bola, não deixa de fazer parte do time da comoção seletiva.

Para finalizar, quando um jogador simula uma jogada, como pode ser visto aqui,aqui ou aqui em que jogadores de diversas nacionalidades simularam uma falta ou algo pior, para prejudicar o andamento da partida, e de nenhum deles foi exigida uma punição tão severa, tampouco foi colocada como fator para a simulação da falta,como colocado por muitos brasileiros, com "complexo de vira-lata" e que adoram o senso comum, propagandeando por aí que só aconteceu porque ele era brasileiro, etc.

Enquanto isso, nessa quarta-feira com méritos o São Paulo foi campeão da Copa Sul-Americana, mas o que precedeu essa conquista foi lamentável.

Vestiários depredados, jogadores dos dois lados agredidos, ameaças de lá e de cá, mas o detalhe que realmente importa aos mesmos "especialistas" que demonizaram o Luiz Adriano, o time que o São Paulo enfrentava era argentino, então o W.O. foi considerado uma vitória dupla, já que em todas as rodas de bate-papo o regojizo era o mesmo, os argentinos tinham "amarelado", e vários outros adjetivos impronunciáveis.

Para fechar de vez minha linha de raciocínio, sou santista e não nego, como também não serei tolo a ponto de negar que o São Paulo era infinitamente superior ao Tigres, não irei muito longe ao dizer que só Lucas colocaria todo aquele time no bolso, mas é vergonhoso tanto o que aconteceu em La Bombonera, com a tentativa de agressão de Luís Fabiano, como a violência generalizada aqui no Morumbi.

Mais do que falta de "Fair Play", isso é violência generalizada, que em nada combina com qualquer esporte,e jamais aceitarei a máxima de "Aos amigos tudo, aos inimigos o rigor da lei".

Nenhum comentário:

Postar um comentário