sexta-feira, 20 de julho de 2012

A "barcelonização" do futebol.


A mídia esportiva não fala de outra coisa,senão o futebol praticado pelo Barcelona.

Visionário,perfeito,nunca visto,são apenas alguns dos adjetivos usados pelos "entendidos" da bola,ao se referirem ao estilo do jogo da equipe catalã.

Muitos dirão que sou inconsequente,ou apenas ressentido,ao fazer tais afirmações,uma vez que suas vitórias e títulos justificariam esse estilo como perfeito.

Na prática,é inegável que Xavi e Iniesta tratam a redonda com todo carinho,jamais lançando uma bola quadrada aos seus companheiros,por exemplo,mas duvido que alguém suporte ver seu time "emular" o estilo de jogo catalão por mais de cinco minutos,tocando a bola pra lá e pra cá sem qualquer objetividade.

Essa história de atacante que não guarda posição é outra balela,já que o que seria do futebol,sem grandes matadores,como Reinaldo,Serginho Chulapa,Juary,Pagão,Romário e tantos outros?

Levando em conta só o meu Santos FC,a equipe que encantou recentemente o país,jogava um futebol altamente ofensivo,driblador,onde quem recebia a bola partia com tudo pra cima do marcador,deixando-o na maioria das vezes sem reação,e o resultado era um drible desconcertante ou a falta.

Que o futebol brasileiro caia na real de que não precisa copiar ninguém,já que é o único país pentacampeão,e continua exportando jogadores,cada vez mais jovens.

Eu quero ver gol,e mais do que isso,o futebol alegre,cheio de improviso e empolgante,afinal quem quiser ver a magia da posse de bola,é só dar uma bola pra cada jogador,ou eternamente brincar do popular "bobinho",onde aí sim é fundamental o toque de bola incessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário