sexta-feira, 8 de junho de 2012

Eurocopa: Futebol é isso?




Hoje teve início a mais uma edição da Eurocopa,um dos torneios mais importantes de futebol do mundo,mas infelizmente não falarei sobre o que acontece dentro das quatro linhas.

É que essa noite fiquei sabendo que a seleção holandesa foi vítima de racismo, provavelmente a forma mais vil de violência, e o pior de tudo é que esse caso não é isolado,afinal no final do mês de maio a BBC divulgou um vídeo aterrador,em que “torcedores” ucranianos agridem um grupo de asiáticos,fazem o sinal com que Hitler era saudado,a cada início de partida,e ainda fazem som de macaco,a cada vez que um jogador afrodescendente aparece em campo.

Mais chocante do que isso, é perceber a alienação ideológica de 100% da mídia, que não citou uma linha sobre esses casos até o momento, enquanto no GP do Bahrein, que é notadamente um país violador de direitos humanos, a mesma mídia tratou de reproduzir os protestos e campanhas exigindo o boicote (legítimos, diga-se de passagem) incessantemente, afinal trata-se de um país do Oriente Médio, eixo do mal e todo o bla bla bla que já estamos habituados.
A pergunta que fica é até quando a ONU, as seleções participantes e os chefes de estado ficarão calados diante de tamanha degradação e violação dos direitos humanos, transmitida em tempo real, na velocidade da luz?

Deixo aqui claro que sou fã do esporte, mas esse tipo de atitude não condiz com qualquer país, ainda mais com aqueles que a turma do senso comum teima em colocar como “mais desenvolvidos, avançados”, mesmo que isso não tenha nenhum fundamento, levando-se em conta preceitos antropológicos, e diante disso não me resta outra opção senão deixar de assistir qualquer partida que seja, da primeira fase à final.

Links:
http://esportes.r7.com/futebol/noticias/selecao-holandesa-ouve-gritos-racistas-em-treino-para-euro-20120608.html?question=0

http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/2012/noticias/0,,OI5548407-EI19257,00-Grupos+de+direitos+humanos+pedem+boicote+ao+GP+do+Bahrein.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário