terça-feira, 12 de junho de 2012

A Nova Onda do Rock Santista - Marcel Chilli


   


      A seção "A Nova Onda do Rock Santista" hoje entrevistará o guitarrista da banda Moscotron,Marcel Chilli,que respondeu a todas as perguntas de maneira extremamente solícita.

         1)    Marcel, conte-nos um pouco sobre como e quando a banda foi formada e a origem do nome Moscotron?

A banda foi formada em 2009. Tínhamos a Chilli Con Carne Blues Band e resolvemos começar um projeto com músicas próprias. Na época, a coisa esfriou e eu acabei ficando sozinho. Chamei dois amigos e a gente começou o que seria o Moscotron. Quanto ao nome, estávamos eu e o Chico (antigo baixista da banda) tentando lembrar o nome da versão em espanhol de “Flight of the Bumble Bee” que, na verdade, é “El Vuelo Del Moscardón”, quando o Chico lançou um “Vuelo Del Moscotron” . A gente achou engraçado e resolveu batizar provisoriamente o projeto. Hoje o nome já cresceu bem e é “Moscotron Chacal Camelo P Master Ouriço Depilator Catalão Electric Bigods Náufrago Estressado Tong-Po Banguela Pamela Alpha 12 polegada Vesúvio GPS Calcinha”.

         2)    Quais são as suas principais influências?

Nós três temos influência de um monte de coisas, praticamente ouvimos todos os estilos (musicais, claro), tudo tem o bom e o ruim. Mas é notável que o Mosco sofre mais influência do Rock e do Jazz, o chamado Fusion. A gente se inspira muito em bandas como Aquarium Rescue Unit e Tribal Tech.

        3) O que o motivou a ingressar no mundo da música?

Bom, nesse caso, só posso falar por mim e, na verdade, não sei dizer, exatamente. Meus pais sempre ouviram bastante música boa, o que já promove uma certa abertura pra coisa. Quando criança, tive aulas de piano mas, obviamente, não gostava de parar de brincar para ir à aula. Durou pouco. Lembro que tive vontade de tocar guitarra quando vi as matérias sobre o primeiro Rock in Rio, principalmente uma foto do Angus Young com a guitarra. Parecia um super herói e é, na verdade! Mais tarde, comecei a brincar com o violão do meu pai e daí fui pra guitarra. Isso é o que eu me lembro...

         4) Além da guitarra, você sabe tocar algum outro instrumento?

Ah, eu gosto de tocar piano. No CD do Mosco eu gravei uns trompetes, também. Tem uma banda de blues chamada InTheLevel na qual eu toco contrabaixo e já toquei bateria em algumas bandas. Tenho um violino, em casa, mas ainda não aprendi quase nada... O Léo, nosso baixista, começou na guitarra e ainda toca violão e guitarra muito bem. O Jefferson sabe alguma coisa no violão, eu acho.

         5)    Qual a maior dificuldade em ser músico no Brasil?E em Santos?

Cara, acho que depende muito do que você espera da música e do quanto você está disposto a dar por isso. Se você quer viver melhor, ganhar mais, pensar nisso como uma profissão, acho que tem que fazer como os profissionais de outras áreas fazem: estudar, de preferência fazer uma faculdade. Não dá pra reclamar das condições e dos cachês se você não tem a qualificação ideal. Agora, quem tenta fazer arte, mesmo, criar, compor, como é o nosso caso, acredito que o que se espera é que as pessoas conheçam a sua arte, ouçam, sintam o que você quer passar. Nesse caso, a grande dificuldade é aquela velha questão do mercado, da “idiotização” do povo, controle das massas e tal. Fica ainda mais difícil pra quem faz música fora dos moldes convencionais. De qualquer forma, é preciso ter consciência disso e aprender a sentir-se realizado e satisfeito com o simples resultado do seu trabalho. Poder me expressar já me deixa feliz.

         6)    Conte-nos sobre a discografia da banda?

O Moscotron acabou de lançar o primeiro CD, no final de 2011. Foi o registro do que a gente criou em 2009, praticamente. Agora estamos trabalhando nas músicas pro próximo CD.

        7)    Como você avalia a cena rock no país?

Eu não sou um cara muito antenado, não. Na verdade não assisto à TV, não ouço radio, não tenho perfil pessoal nas redes sociais. Tenho uma conta no twitter, mas quase não uso. O que fico sabendo é pelos amigos e hoje a gente tem chance de conhecer muito mais coisas por causa da Internet, obviamente. Vejo várias bandas boas, de Rock, no youtube. Não sei se estão se dando bem, se estão passando por dificuldades, mas a qualidade vem sempre melhorando.

      8) Quais são os cinco shows inesquecíveis que você já foi?

Não fui a muitos shows, mas nesse momento, consigo destacar alguns que me marcaram muito: Paul McCartney, perfeito; BB King, na Farewell Tour, emocionante; Johnny Winter, agora velhinho já, inspirador; e Buddy Guy, sempre divertido. Acho que só lembrei de quatro shows, né? Bom, isso indica que os outros não foram inesquecíveis...

9) Muito difícil! Vou chutar alguns, agora, posso mudar de opinião no minuto seguinte:

The Jimi Hendrix Experience – Axis Bold as Love
Pink Floyd – The Dark Side of the Moon
John Coltrane – A Love Supreme
Pinprick – Pinprick
Chico Buarque – Almanaque

   10) Quais riffs clássicos você gostaria de ter criado?

Nossa, todos! Riff de One Vision, do Queen, eu ficava dublando com a raquete de frescobol, quando criança, sonhando que tocava. Riffs do Hendrix, então, queria ter criado pelo menos unzinho! Riff do Mustaine na segunda parte de Holy Wars...

   11) Qual a importância das redes sociais e da internet para o trabalho de vocês?

As redes sociais são a melhor, talvez a única, maneira de divulgar um trabalho independente, mas nós ainda não aprendemos a utilizar esse meio de maneira adequada.

   12) Mais uma vez agradeço a entrevista e agora, deixe um recado para os fãs, e conte-nos sobre os próximos passos da banda.

Eu é que agradeço a oportunidade e a força! Ainda em Junho deve ficar pronta uma nova tiragem de CDs e estamos trabalhando no próximo, que deverá ser lançado no começo do ano que vem. Os próximos shows serão no dia 7 de Julho, Sábado, no Tenis Clube de Santos, um festival que contará, também, com Druidas, Mustang 68, The Driver Rock Club e O Bando, e no dia 15 de Julho, na Praça 14 bis, em Vicente de Carvalho, em comemoração ao dia mundial do Rock. Esperamos a presença de todos com um pouco de música e muita “dança”! HAUhAUhAuHAuahu! Moscobeijos!

Links:
http://soundcloud.com/moscotron

http://www.facebook.com/moscotron

Nenhum comentário:

Postar um comentário