quinta-feira, 14 de junho de 2012

Tributos Musicais.


Tem causado muita polêmica o recente show de Dado e Bonfá, os integrantes remanescentes da Legião Urbana, que convidaram o ator Wagner Moura para interpretar os grandes clássicos da banda,em show televisionado e casa cheia.

A já citada polêmica é que o ator desafinou em vários momentos, tirando toda a essência das canções, e a crítica musical, tal qual alguns fãs não pouparam críticas à apresentação, o que suscitou reações adversas,com várias pessoas dizendo que na falta de técnica, Moura cantou com a alma.

Como todo fã, já cantei no banheiro, na festa de aniversário e no rodízio de pizza, entretanto nunca permiti que gravassem no celular e sequer colocassem no youtube, que dirá permitir transmitirem o meu lazer para todo o país.

Para não me estender, qualquer pessoa tem direito de cantar as músicas de sua banda preferida, e desafinar a vontade, mas a partir do momento que o ingresso custa R$ 200,00 e cerca de sete mil pessoas os compram, o que se exige é profissionalismo do começo ao fim, não um karaokê coletivo, como citado em um sítio qualquer.

Outra questão que merece nossa consideração, e já é antiga, é a questão de homenagens póstumas, assim como a citada acima, ou você vai me dizer que já não lhe encheu a paciência o tanto de "cd's remasterizados" e "faixas nunca antes lançadas" do saudoso Ronnie James Dio?

Homenagens são compreensíveis, ainda mais quando se trata de artistas desse quilate, guardadas as devidas proporções e estilos musicais, mas essa tática caça-níqueis, com gravações em 99% dos casos horrendas, é além de um atentado aos tímpanos, uma ofensa ao legado do artista, já que muitas vezes pessoas que nunca tiveram qualquer tipo de relação com ele, conseguem capitalizar a olhos nus em cima de sua imagem.

Além de todos esses argumentos, o dinheiro perdido com tais re-re-regravações poderia ser bem melhor utilizado comprando um cd daquela banda nacional, ou indo aquele show da banda interessante da sua cidade, que por enquanto você só ouviu no myspace.

Wagner Moura no Legião Urbana, Adam Lambert no Queen...

Dia desses Lady Gaga foi fotografada tirando fotos com todos os integrantes do Iron Maiden, e Hilary Duff flagrada com a camisa da já referida banda.

Quer argumento melhor para acabar com esse ciclo improdutivo?

Keep On Rocking!

Nenhum comentário:

Postar um comentário